COMPARTILHE
AUTODESK INVENTOR 2017

O Autodesk Inventor é um Software CAD 3D paramétrico de prototipagem digital. Oferece um conjunto de ferramentas intuitivas para desenho mecânico 3D, documentação e simulação de máquinas e produtos.

Com o Inventor é possível criar e explorar um produto completo antes de ser construído. É fácil perceber os benefícios da Prototipagem Digital, integrando desenhos CAD 2D e 3D. A solução Autodesk Inventor para Prototipagem Digital reúne os dados de projeto provenientes de todas as etapas do processo de desenvolvimento de produto para criar um modelo digital único no Inventor. Este modelo digital único cria uma representação virtual do produto final que ajuda as empresas a melhor projetar, visualizar e simular o seu produto com menos dependência de protótipos físicos onerosos, ajudando a melhorar o tempo de projeto e aumentar a vantagem competitiva.

  •  Projetar − Integre todos os dados em apenas um modelo digital, racionalizando o processo de projeto e melhorando a comunicação;
  • Visualizar – Crie a representação virtual do produto final para analisar o conceito do projeto, garantir a aceitação preliminar do cliente e comercializar os produtos antes de iniciar a fabricação;
  • Simular – Simule digitalmente o desempenho real do seu produto, economizando o tempo e o dinheiro que seriam aplicados na construção de vários protótipos físicos.

 

O Autodesk Inventor é separado em módulos para melhor organizar o fluxo de trabalho cada ambiente e é composto por ferramentas especificas voltadas somente para o trabalho a ser realizado no ambiente em questão além do marking menu o menu do botão direito que reúne as principais ferramentas que poderão ser utilizada no momento que o  usuário clicar aumentando significavamente:

PEÇAS

Na modelagem de peças, são criados esboços para definir as formas primitivas do solido, e utilizado as operações de criação tridimensionais para dar forma ao modelo e, a seguir, é possível combinar as operações para criar peças.

Ainda que a maioria das operações sejam criadas a partir de formas do esboço, algumas são operações completamente definidas que não requerem esboços, como por exemplo, chanfros, arredondamentos, cascas e inclinação de faces.

As operações são combinadas para criar peças complexas. As operações são situadas utilizando restrições e cotas geométricas. Se algumas curvas são deixadas sem dimensionar em alguma operação, é possível converter a operação em adaptativa, de forma que seja possível alterar seu tamanho conforme a dimensão de outra peça.

SHEET METAL (PEÇAS DE CHAPAS METÁLICAS)

Projeto de chapa metálica é uma extensão do ambiente de modelagem de peças. É possível a criação peças de chapa metálica com atributos predefinidos, incluindo: materiais, alívio de dobra, o raio de curvatura, o alívio de canto entre outros pré-definidos conforme possibilidade de fabricação.

Comandos específicos de criação e modificação do Sheet Metal aumentam a velocidade do projeto. Após o modelo 3D pronto é possível criar planificações com informações voltadas para produção como posição raio direção e ângulo de dobra que pode ser documentado em desenhos 2D que facilita e agiliza o processo de emissão dos desenhos para a fabricação como também podem ser exportadas para formatos padrão da indústria para a fabricação de CNC.

 MONTAGEM

Numa montagem é possível juntar peças e submontagens para formar uma montagem que funcione como uma unidade única. Peças e submontagens são conectadas umas às outras pelos relacionamentos de montagem (restrições ou juntas). Os relacionamentos controlam a posição de componentes e os graus de liberdade (DOF). É possível editar peças individuais ou uma montagem inteira. Com o conjunto montado é possivel realizar a analise de interferência através do recurso contact solver e verificar se o conjunto ira funcionar conforme idealizado

Após o termino da montagem é possível realizar animações das juntas e  restrições para visualizar o movimento e apresentar o conjunto. É possível também manipular o tamanho e posição do componente, visualizar montagens em várias vistas, visualizar montagens com componentes em diferentes posições, selecionar componentes baseados em certos critérios e tornar os componentes visíveis ou invisíveis o que facilita para criação de maquinas e produtos.

O inventor reúne todas as peças e conteúdos da biblioteca como parafusos, porcas, rolamentos, entre outros em uma lista de materiais que pode ser customizada com diversas propriedades do modelo, podendo facilmente ser exportada para diversas extensões e aproveitada no desenho 2D;

SOLDA

Um projeto de montagem de conjuntos soldados é uma extensão do ambiente de montagens. Existem dois métodos para a criação de conjuntos soldados. No ambiente de soldagem, utilize uma combinação de comandos de montagem e específicos das soldas. No ambiente de montagem, converta a montagem em um conjunto soldado. Uma vez convertido, é possível adicionar o projeto específico de soldas.

Em conjuntos soldados de montagem, é possível criar montagens, adicionar opcionalmente operações da modelagem 3D como chanfros e arredondamentos para preparar modelos para soldas, adicionar as soldas e adicionar mais operações de montagem para operações de usinagem final que deverá ser realizado após a solda. Quando o modelo de conjunto soldado estiver completo, todas as peças e operações são salvas em um único arquivo de montagem, que é denominado conjunto soldado.

Toda as informações do conjunto soldado, incluindo os símbolos de solda detalhados e as anotações de cordão de solda em ângulo, podem ser recuperados automaticamente nos desenhos 2D. Dependendo de como for criado o conjunto soldado, também é possível criar desenhos que representem os diferentes estados do conjunto.

 APRESENTAÇÃO

É possível criar vistas explodidas, animações e outras vistas de uma montagem para ajudar a documentar o projeto. Qualquer vista de apresentação estática pode ser usada em um desenho 2D.

As vistas de apresentação são salvas em um arquivo separado chamado de arquivo de apresentação (.ipn). Cada arquivo de apresentação pode conter tantas vistas de apresentação conforme necessárias para uma montagem especificada. Quando são executadas alterações em uma montagem, as vistas de apresentação são atualizadas automaticamente.

DESENHOS 2D

Quando é criado um desenho 2D, você pode utilizar o modelo de folha padrão normalizado do inventor ou um modelo personalizado que incorpore as convenções e os elementos padrão empregados por sua empre

As vistas 2D dos modelos 3D criados são inseridos de forma automática. Com ferramentas especificas para o detalhamento é possível criar a documentação necessária para fabricação e manuais de forma rápida e confiável. Existem ferramentas especificas também para criação de cotas o que facilita e agiliza a documentação. Qualquer alteração realizada no modelo após a criação do desenho 2D é atualizada automaticamente.

É disponibilizada uma ferramenta de criação da lista de matérias com base nas partes do modelo identificando materiais, aparência, massa, volume e outras diversas propriedades além da possibilidade da criação da própria propriedade o que facilita a documentação.